domingo, 18 de maio de 2014

MINERAL - DIOPTASE

Dioptase é um intenso esmeralda -verde para verde-azulado cobre cyclosilicate mineral . É transparente a translúcido . Seu brilho é vítreo a sub- adamantino . A sua fórmula é cusio 3 · H2O (também relatado como cusio 2 (OH) 2). Tem uma dureza de 5, o mesmo que o esmalte dos dentes. A sua gravidade específica é 3,28-3,35, e tem duas perfeito e uma muito boa clivagem direcções. Além disso, dioptase é muito frágil e amostras devem ser tratados com muito cuidado. É um trigonal mineral, formando seis lados cristais que são encerradas por rhombohedra.

  • Categoria - Ciclossilicatos

  • Ocorrência

    Dioptase é um mineral raro encontrado principalmente no deserto regiões onde forma como um mineral secundário no oxidada zona de cobre de sulfeto de depósitos minerais. No entanto, o processo da sua formação, não é simples, a oxidação de sulfuretos de cobre deve ser insuficiente para cristalizar dioptase como sílica é normalmente minuciosamente solúvel em água, excepto a altamente alcalinas de pH . A oxidação de sulfuretos vai gerar altamente ácidas líquidos ricos em ácido sulfúrico que deve suprimir a solubilidade de sílica. No entanto, em climas secos e com tempo suficiente, especialmente nas áreas de um depósito mineral em ácidos são tamponado por carbonato , pequenas quantidades de sílica pode reagir com o cobre dissolvido formando dioptase e chrysocolla .


    A mina Tubo Altyn no Cazaquistão ainda oferece belos espécimes; uma série de quartzito acastanhada distingue seus espécimes de outras localidades. Os melhores exemplares de todos foram encontrados na mina Tsumeb em Tsumeb , Namíbia . Tsumeb dioptase é maravilhosamente brilhante e transparente, com o seu cristal muitas vezes empoleirado em uma matriz de carbonato de branca de neve atraente. Dioptase também é encontrado nos desertos do sudoeste dos EUA . A ocorrência notável é a antiga Mammoth-Saint Anthony Mina perto de Mammoth, Arizona , onde pequenos cristais que formam finas micromount espécimes são encontrados. Além disso, muitos pequenos cristais coloridos, verde-claro de dioptase ter vindo da Mina de Natal perto de Hayden, Arizona . Outra localidade clássico para belos exemplares é Renéville, Congo-Brazzaville . Finalmente, uma ocorrência interessante é a Malpaso Pedreira em e perto de Agua de Oro Argentina . Aqui minúsculo dioptase verde-azulado é encontrado em e em quartzo . Parece a esta ocorrência, dioptase é primário e se cristalizou com quartzo, cobre nativo e malaquita .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário