Mineral

Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Embora em sentido estrito o petróleo, o gás natural e outros compostos orgânicos formados em ambientes geológicos sejam minerais, geralmente a maioria dos compostos orgânicos é excluída. Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral, produzidas pela actividade humana (como por exemplos os betões ou os diamantes artificiais). O estudo dos minerais constitui o objecto da mineralogia.




Lista de minerais



BARITA

A barita é um mineral de sulfato de bário com fórmula química BaSO4. O seu nome tem origem no grego barus (pesado). Apesar de conter bário, um metal pesado, não é considerada tóxica devido à sua elevada insolubilidade.

Tipos de ocorrência

Comum em veios de chumbo e zinco em calcários, em depósitos hidrotermais e associada a minérios de hematita. Muitas vezes ocorre associada à celestita e à anglesita.



CIANITA

A cianite ou cianita cujo nome deriva do grego kyanos, que significa azul, é um silicato tipicamente azul, mas que pode ser também incolor, verde ou castanho. É geralmente encontrada em pegmatitos metamórficos ou rochas sedimentares ricos em alumínio. É também chamada de distênio (ou distena) , que significa duas forças (do gr. sthenos) , porque tem durezas bem diferentes conforme a face considerada.

A cianite é um polimorfo da andaluzita e da sillimanita. É um mineral fortemente anisotrópico. Na escala de Mohs, a sua dureza varia entre 4,5 e 7,0, dependendo da direção cristalográfica. Dureza variável é uma característica de quase todos os minerais, mas variação tão grande como a da cianita não é comum e considera-se um traço identificativo.

É encontrada na Suíça, Quênia, Mianmar, Áustria e Brasil (Minas Gerais).


Minerais associados

Normalmente, este mineral ocorre associado aos seus polimorfos bem como a outros silicatos, incluindo:




DIOPTASE

Dioptase é um intenso esmeralda -verde para verde-azulado cobre cyclosilicate mineral . É transparente a translúcido . Seu brilho é vítreo a sub- adamantino . A sua fórmula é cusio 3 · H2O (também relatado como cusio 2 (OH) 2). Tem uma dureza de 5, o mesmo que o esmalte dos dentes. A sua gravidade específica é 3,28-3,35, e tem duas perfeito e uma muito boa clivagem direcções. Além disso, dioptase é muito frágil e amostras devem ser tratados com muito cuidado. É um trigonal mineral, formando seis lados cristais que são encerradas por rhombohedra.

  • Categoria - Ciclossilicatos

  • Ocorrência

    Dioptase é um mineral raro encontrado principalmente no deserto regiões onde forma como um mineral secundário no oxidada zona de cobre de sulfeto de depósitos minerais. No entanto, o processo da sua formação, não é simples, a oxidação de sulfuretos de cobre deve ser insuficiente para cristalizar dioptase como sílica é normalmente minuciosamente solúvel em água, excepto a altamente alcalinas de pH . A oxidação de sulfuretos vai gerar altamente ácidas líquidos ricos em ácido sulfúrico que deve suprimir a solubilidade de sílica. No entanto, em climas secos e com tempo suficiente, especialmente nas áreas de um depósito mineral em ácidos são tamponado por carbonato , pequenas quantidades de sílica pode reagir com o cobre dissolvido formando dioptase e chrysocolla .

    A mina Tubo Altyn no Cazaquistão ainda oferece belos espécimes; uma série de quartzito acastanhada distingue seus espécimes de outras localidades. Os melhores exemplares de todos foram encontrados na mina Tsumeb em Tsumeb , Namíbia . Tsumeb dioptase é maravilhosamente brilhante e transparente, com o seu cristal muitas vezes empoleirado em uma matriz de carbonato de branca de neve atraente. Dioptase também é encontrado nos desertos do sudoeste dos EUA . A ocorrência notável é a antiga Mammoth-Saint Anthony Mina perto de Mammoth, Arizona , onde pequenos cristais que formam finas micromount espécimes são encontrados. Além disso, muitos pequenos cristais coloridos, verde-claro de dioptase ter vindo da Mina de Natal perto de Hayden, Arizona . Outra localidade clássico para belos exemplares é Renéville, Congo-Brazzaville . Finalmente, uma ocorrência interessante é a Malpaso Pedreira em e perto de Agua de Oro Argentina . Aqui minúsculo dioptase verde-azulado é encontrado em e em quartzo . Parece a esta ocorrência, dioptase é primário e se cristalizou com quartzo, cobre nativo e malaquita .




    Hematita

    Hematite ou hematita é um mineral de fórmula química óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro.

    O mineral contém, às vezes, pequenas quantidades de titânio. Pode ser usada como gema (variedade especularita) e quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro.

    É um mineral muito comum, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho.

    As variedades são: "bloodstone", ferro rosa, minério do Kidney, martita (pseudomorfose por oxidação da Magnetita), pintura (hematita com brilho especular), hematita irisada e titano-hematita.

    Os depósitos de hematita cinzenta são encontrados tipicamente nos lugares onde houve água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone (EUA). O mineral pode ser encontrado fora da água ou no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto, hematita pode também formar-se em ausência de água, como resultado da atividade vulcânica.

    É o principal minério de ferro (70% Fe), sendo usado também como pigmento, material para polimento e como gema.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário