terça-feira, 10 de junho de 2014

MINERAL - PEDRA-POME

Pedra-pome é uma rocha vulcânica de muito baixa densidade,É formada quando gases e lava formam um colóide que por arrefecimento solidifica sob a forma de uma rocha esponjosa , a rocha-pomes é o menos denso de todos os piroclastos, sendo comum ter densidade inferior à da água, o que a transforma numa rocha que flutua. Nos Açores, onde estes materiais são extremamente comuns, são em geral designados por bagacina.


Formação

A pedra pomes forma-se durante eventos vulcânicos explosivos quando lava líquida muito rica em gases é projectada na atmosfera, formando pedaços de espuma constituídos por material lávico recheado por bolhas de gás que aumentam rapidamente de volume com a redução da pressão aquando da saída da lava para a atmosfera. Estas bolhas são mantidas na rocha formada, como que congeladas pelo rápido arrefecimento da lava, transformando cada fragmento num clasto repleto de milhões de bolhas de dimensão variável, a maior parte das quais sub-microscópica.

Qualquer tipo de rocha ígnea — andesito, basalto, dacito ou riólito — pode dar origem a pomes desde que a erupção seja suficientemente explosiva para projectar os materiais e a lava seja rica em gás. Quando a quantidade de gases é muito grande, o que normalmente implica grande explosividade, forma-se um pó fino muito leve, denominado pumicite, que sob a forma de cinzas é facilmente transportado pela atmosfera sendo por vezes depositado a milhares de quilómetros do centro eruptivo.

Por não ter estrutura cristalina, a pomes é considerada como um vidro vulcânico, a par da obsidiana. A sua cor e densidade variam com as características de composição da lava, a sua riqueza em gás e a velocidade de projecção na atmosfera. A cor das pomes, dependendo do material e das condições de emissão da lava, vai desde o branco ao negro azulado, passando pelo avermelhado e pelo amarelo vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário