domingo, 8 de junho de 2014

MINERAL - ONIX

Ónix é um tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Mas, pode ter qualquer cor, exceto vermelha alaranjada e marrom. É muito usado para confecção de camafeus. A cor preta da maioria do ônix encontrado hoje no comércio é obtida por tingimento.

Não se deve confundi-lo com o mármore-ônix, ao qual se assemelha. Este é uma variedade de travertino com cores distribuídas em faixas.

O ônix é uma gema relativamente barata.

O Ônix era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos o tinham a pedra como amuleto forte e poderoso. Os romanos consideravam-no pedra de proteção. Os gregos acreditavam em poderes que a pedra tinha sobre o parceiro amoroso. O ônix está entre os amuletos mais utilizados pelos indianos contra magia negra e bruxaria.

Composição química - SiO2 - Dióxido de silício
Dureza (Escala de Mohs) - 7
Gravidade específica - 2.65 - 2.66
Índice de refração (R.I.) - 1.543 - 1.552 a 1.545 - 1.554

Um comentário:

  1. Gostei de como vocês abordaram o assunto. Porém, devo esclarecer que o termo correto para a propriedade física é densidade ou peso específico e não "gravidade específica". Gostaria de sugerir a mudança do nome do termo. Muito obrigada antecipadamente. Maria Matilde, profa do Instituto Federal Baiano, campus Catu, Bahia.

    ResponderExcluir