sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MINERAL - GRANADA (ALMANDINE)

Almandine, também conhecido incorretamente como Almandite, é uma espécie de mineral pertencente ão grupo da granada.

A fórmula de cristal almandine é: Fe 3 Al 2 (SiO 4) 3. magnésio substitutos para o ferro com composição rica em piropo cada vez mais.

Almandine, Fe 2 + 3 Al 2 Si 3 O 12, é o membro final ferroso da classe de minerais granada que representa um importante grupo de formadores de rochas silicatos , que são os principais constituintes da crosta da Terra, manto superior e zona de transição .


sábado, 25 de outubro de 2014

MINERAL - GRANADA (SPESSARTINE)

Spessartine ou spessartite é um nesosilicate , manganês alumínio espécies das granada , Mn 2 + 3 Al 2 (SiO 4) 3.

Spessartine de um laranja -amarelo foi chamado Mandarin granada e é encontrado em Madagascar. Spessartines vermelho-violeta são encontrados em riolitos em Colorado e Maine . Em Madagascar, spessartines são explorados, quer na sua terra firme ou em aluviões. As granadas laranja resultar de pegmatitos ricos em sódio. Spessartines são encontrados em formações rochosas nas terras altas no vale Sahatany. Aqueles em aluvião são geralmente encontrados em Madagáscar sul ou na região do Maevatanana.

Spessartine forma uma série de solução sólida com a espécie de granada almandina .


Spessartine No Quartzo Fumé.

Spessartine Garnet on Microcline, Shigar Valley, Skardu District, Pakistan


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MINERAL - GRANADA (ANDRADITE)

Andradite é uma espécie do grupo granada . É um nesosilicate , com a fórmula Ca 3 Si Fe 2 O 3 12.

Andradite inclui três variedades:

    • Melanita:. Preto na cor, referido como "titaniano andradita"
    • Demantoid: verde vívido na cor, uma das pedras mais valiosas e raras no mundo gemológico .
    • Topazolite: verde-amarelo na cor e, por vezes, de alta qualidade suficiente para ser cortado em um facetada pedra preciosa , é mais raro do que demantoid.

  • Ocorrência

    Ela ocorre em skarns desenvolvidos em contato metamorfoseado impuros calcários cálcicos ou rochas ígneas ; em clorita xistos e serpentinitos e alcalina rochas ígneas (tipicamente titaniferous ). Minerais associados incluem vesuvianite , clorito , epídoto , espinélio , calcita , dolomita e magnetita .

    quarta-feira, 22 de outubro de 2014

    MINERAL - GRANADA (HESSONITE)

    Hessonite ou canela Stone, é uma variedade mais comum de grossular com o general fórmula : Ca 3 Al 2 Si 3 O 12. O nome vem do grego Hesson, ou seja, inferior; uma alusão à sua menor dureza e densidade menor do que a maioria das outras variedades de espécies granada.

    Tem uma cor vermelha característica, inclinando a laranja ou amarelo, muito semelhante ao de zircão .

    Hessonite tem uma dureza semelhante àquele de quartzo (sendo cerca de 7 sobre as Mohs escala), enquanto que a dureza da maioria das espécies de granada estão mais perto de 7,5.


    terça-feira, 21 de outubro de 2014

    MINERAL - GRANADA (TSAVORITE)

    Tsavorite ou tsavolite é uma variedade de granada espécies grupo grossulária , cálcio - alumínio, granada com a fórmula Ca 3 Al 2 Si 3 O 12. quantidades vestigiais de vanádio ou de crómio fornecer a cor verde.


    segunda-feira, 20 de outubro de 2014

    OURO


    Ouro Nativo Com Quartzo

    O ouro é um elemento químico de número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons) que está situado no grupo onze (IB) da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. O seu símbolo é Au (do latim aurum).

    É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil (trivalente e univalente) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo.

    À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda.

    É facilmente manuseavel e maleável que, com apenas um grama de ouro, é possível obter um fio de 3 quilômetros de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro, ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,1 micrômetro.


    Visite o perfil de World no Pinterest.

    domingo, 19 de outubro de 2014

    GRANADA


    Granada Variedade Hessonite

    Granadas são um grupo de minerais de silicato. São neosilicatos de fórmula geral, A3B2(SiO4)3. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálcio, magnésio, alumínio, ferro2+, ferro3+, cromo, manganês e titânio.

    Todas as espécies de granadas possuem propriedades físicas semelhantes e formas de cristal, mas diferem na sua composição química. As diferentes espécies são piropo , almandina , spessartine , grossular (variedades das quais são hessonite ou canela-pedra e tsavorite ), uvarovite e andradite .

    Espécie de granada são encontrados em várias cores, incluindo vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo, marrom, azul, preto, rosa e incolor. O mais raro deles é a granada azul.


    sábado, 18 de outubro de 2014

    MINERAL - WITHERITA


    Cristal de Witherita

    A Witherita é um bicarbonato de bário, Grupo:Carbonatos, Sistema cristalino:Ortorrômbico, Fórmula química:BaCO3, Dureza:3,5-4 ( escala de Mohs ).


    sexta-feira, 17 de outubro de 2014

    MINERAL - RIEBECKITE


    Riebeckite Na Forma de Fibras

    Riebeckite é um mineral de sódio do grupo da anfíbola com fórmula química Na2(Fe,Mg)5Si8O22(OH)2. Cristaliza no sistema monoclínico, geralmente sob a forma de compridos cristais prismáticos com secção transversal em forma de losango, mas também com formas fibrosas, laminadas, aciculares e radiais. Tem dureza 3 a 3.4.

    Tipicamente forma cristais alongados a fibrosos de cor azul escura em granitos ricos em sódio, sienitos, formações ferrosas e xistos.


    quinta-feira, 16 de outubro de 2014

    O Que São Zeólitos

    Os zeólitos, zeólitas ou zeolites constituem um grupo numeroso de minerais que possuem uma estrutura porosa.

    Os zeólitos naturais formam-se em locais onde rochas vulcânicas e cinza vulcânica reagem com água alcalina; também ocorrem em ambientes pós-deposicionais em que cristalizaram ao longo de milhares ou mesmo milhões de anos em bacias marinhas pouco profundas. Os zeólitos de ocorrência natural muito raramente são puros, sendo contaminados em grau variável por outros minerais, metais, quartzo ou outros zeólitos. Por esta razão, os zeólitos de ocorrência natural são excluídos de muitas das suas aplicações comerciais em que a pureza e uniformidade são essenciais. Seus cristais geralmente são pequenos, mas bem formados, razão de serem muito apreciados por colecionadores. São bem conhecidos aqueles procedentes da Índia e do sul do Brasil.

    Especimes de Zeólitos


    Analcima, pedreira Incopel, Ivoti, Rio Grande do Sul, Brasil, 7x6 cm, Museu Luiz Englert (UFRGS)

    A analcima é um mineral de fórmula química Na (AlSi 2 O 6) · H2O Ele pertence à classe silicatos , subclasse tectosilicates . Suas características únicas cristalográficas torná-lo um mineral de interesse científico especial. Por outro lado, os cristais espetaculares são altamente valorizados no mundo da coleta.

    A analcima pertence ao grupo dos zeólitos , uma grande família de minerais hidratados, entre os quais estão incluídos estilbita a heulandite ou natrolite . Todos os zeólitos têm uma estrutura cristalina com base no tetraedro de óxido de silício . Esta estrutura proporciona um arranjo espacial original dos átomos na estrutura de cristal, em que os espaços livres aberto e comunica para fora através de uma estadia poros através dos quais várias substâncias podem penetrar ou elementos.



    Stellerite, pedreira Ribas, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, 3x1.5 cm, Museu Luiz Englert (UFRGS)

    Stellerite tem uma fórmula geral de Ca [ Al 2 Si 7 S 18] · 7 H 2 O.

    Stellerite faz parte do sistema cristalino ortorrômbico que significa que tem três eixos de comprimento desigual que se cruzam em ângulos de 90 °. Sua classe de cristal é rômbico-dipyramidal que significa que tem três duas vezes eixos de rotação perpendiculares com planos de espelhos perpendiculares.


    quarta-feira, 15 de outubro de 2014

    MINERAL - HALITE OU SAL GEMA

    Halita é um sal de rocha de origem sedimentar de fórmula NaCl, com traços de iodo, bromo, ferro, flúor e silício.

    É um cristal de aspecto branco rosado, transparente, brilho vítreo, dureza 2, densidade 2,1 – 2,2 e sabor salgado. A presença de impurezas pode lhe dar uma coloração avermelhada, acastanhada ou azulada, no caso de radioatividade.

    O mineral é geralmente incolor ou branco, mas pode também ser a luz azul, azul-escuro, roxo, rosa, vermelho, laranja, amarelo ou cinzento, dependendo da quantidade e do tipo de impurezas. Comumente ocorre com outros evaporitos minerais de depósitos, como vários dos sulfatos , halogenetos , e boratos .


    Halite Azul Na Matiz


    segunda-feira, 13 de outubro de 2014

    MINERAL - CUPROSKLODOWSKITE

    Cuprosklodowskite é um mineral de urânio secundário, formado pela alteração de minerais de urânio anteriores. A sua fórmula é Cu (UO2) 2 (HSiO 4) 2 · 6 (H 2 O). É erva verde a verde-escuro em cor, e o seu hábito cristalino é tipicamente acicular , cristais com lâminas planas. É um mineral fortemente radioativo.

    Cuprosklodowskite foi descoberto em 1933 no depósito Kalongwe na (então) província de Katanga , Congo Belga , a localidade tipo . Foi nomeado na crença equivocada de que o mineral foi o análogo de cobre de sklodowskite , que por sua vez foi nomeado para Marie Curie (née Maria Sklodowska) (1867-1934).

    Ele ocorre em associação com becquerelite , brochantite , uranophane , kasolite , vandenbrandeite , liebigite e compreignacite .


    sexta-feira, 10 de outubro de 2014

    MINERAL - TORBERNITE

    A torbernite, é um mineral de fosfato, de cor verde, radioativo, encontrado em granitos e outras rochas portadoras de urânio, como mineral secundário. A torbernite é isoestrutural com um outro mineral de urânio, a autunite, com a não exibição de fluorescência pela torbernite a constituir uma diferença notável entre os dois minerais. Outros nomes utilizados para designar a torbernite são uranite de ferro e cupro-uranite.


    Minerais associados

    A torbernite ocorre frequentemente em conjunto com outros minerais de urânio, bem como minerais da rocha portadora. Entre eles incluem-se:

    • autunite
    • uraninite
    • uranofano
    • uranocircite
    • topázio

    Torbernite

    quinta-feira, 9 de outubro de 2014

    MINERAL - LIEBIGITE

    Liebigite é um urânio mineral de carbonato com a fórmula química: Ca 2 (UO 2) (CO 3) 3 · 11H 2 O. É um mineral secundário ocorrendo no oxidante zona de minérios de urânio-rolamento. É verde a verde-amarela. Ele tem uma dureza de Mohs de cerca de 3 Liebigite, como alguns outros minerais de urânio, é fluorescente sob luz ultravioleta e também é translúcida. Cristaliza no ortorrômbica sistema, mas apenas raramente forma cristais distintos. É tipicamente forma incrustações ou agregados granulares.


    quarta-feira, 8 de outubro de 2014

    MINERAL - URANOPHANE

    Uranophane Ca ( L O 2) 2 ( Si O 3 O H ) 2 · 5 H2O é um silicato de cálcio hidratado urânio mineral raro que se forma a partir da oxidação de urânio rolamento minerais. Uranophane também é conhecido como uranotile. Tem uma cor amarela e é radioactivo .


    terça-feira, 7 de outubro de 2014

    MINERAL - BECQUERELITE

    Becquerelite é um mineral de urânio com a fórmula química: Ca (UO 2) 6 O 4 (OH) 6 · 8 (H 2 O). É um mineral secundário que contém cálcio e é de uma cor amarela brilhante. Ele tem uma dureza de Mohs de cerca de 2.

    Foi nomeado após o físico francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908), que descobriu a radioatividade em 1896 Becquerelite contém cerca de 70% do urânio nele e é principalmente extraído em Kasolo , Zaire .


    segunda-feira, 6 de outubro de 2014

    MINERAL - SKLODOWSKITE

    Sklodowskite é um mineral de urânio com a fórmula química: Mg (UO 2) 2 (HSiO 4) 2 · 5H 2 O. É um mineral secundário que contém magnésio e é de uma cor amarelo brilhante, o seu hábito cristalino é acicular , mas podem formar-se outras formas. Ele tem uma dureza de Mohs de cerca de 2-3. É nomeado após o nome de solteira de Marie Curie , Sklodowska. É o magnésio analógica do mineral de urânio muito mais comum Cuprosklodowskite , que contém cobre em seu lugar.


    sábado, 4 de outubro de 2014

    MINERAL - CARNOTITA

    Carnotita é um mineral de vanadato de potássio e urânio hidratado , cuja formula química é: K2( UO2 )2( VO4 )2·3H2O, podendo conter pequenas quantidades de cálcio, bário, magnésio, ferro e sódio. O índice de água pode variar.

    A carnotita é um mineral brilhante, amarelo esverdeado , que ocorre tipicamente como crostas e escamas em arenitos. Quantidades pequenas como 1% tornarão um arenito amarelo brilhante. O índice elevado de urânio faz da carnotita um minério de urânio importante e também radioativo.

    É um mineral secundário de vanádio e urânio geralmente encontrado em rochas sedimentares de climas áridos. É um minério importante de urânio encontrado em arenitos e seixos petrificados.

    Existem diversas variedades do mineral, incluindo margaritasita (( Cs,K,H3O)2( UO2 )( VO4 )2•H2O ) e tyuyamunita,(Ca(UO2)2(VO4)2•5-8H2O).