Plumbogummite é um mineral de fosfato de chumbo secundário raro, pertencentes ao supergrupo de minerais da alunite, subgrupo crandallite. Alguns outros membros deste subgrupo são os seguintes:
- Crandallita, CaAl 3 (PO 4 ) 2 (OH) 5 ·H 2 O, onde o cálcio substitui o chumbo.
- Goyazite , SrAl 3 (PO 4 )(OH) 5 ·H 2 O, onde estrôncio substitui o chumbo.
- Philipsbornite , PbAl 3 (AsO 4 ) 2 (OH) 5 ·H 2 O, em que o grupo arseniato AsO 4 substitui o grupo fosfato PO4.
Plumbogummite foi descoberto em 1819, e nomeado em 1832 do "plumbum" Latin para o chumbo, e "gummy" para a goma, em alusão ao seu teor de chumbo e aparência, que por vezes se assemelha a revestimentos de goma.
Plumbogummite cristaliza no grupo espacial R3 m. As unidades estruturais básicas do plumbogummite são PO4 tetraedros, com átomos de fósforo (P), ao centro e átomos de oxigénio (O), os cantos, juntamente com AlO6 octaedros, átomos de alumínio (Al) no centro e átomos de oxigênio nos cantos. O tetraedro e octaedro combinam compartilhando cantos, para formar camadas compóstas. Átomos de chumbo (Pb) ocupam locais entre as camadas. Plumbogummite é encontrado nas zonas oxidadas de depósitos de suporte de chumbo. É comumente ocorre como botryoidal, em forma de rim, stalactitic ou crostas globulares ou massas, freqüentemente com uma estrutura concêntrica; cristais raros têm um contorno hexagonal. Pyromorphite e barita são minerais comumente associadas, Outros minerais associados incluem hematita, duftite, cerussite, anglesite e wulfenite.