sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MINERAL - WEEKSITE

Weeksite é um mineral de silicato de urânio de ocorrência natural com a fórmula química: K2 (UO2) 2Si6O15 • 4 (H2O), weeksite tem uma dureza de Mohs de 1-2. Weeksite é visualmente semelhante a outros minerais de urânio, tais como carnotite e zippeite, ambas as incrustações sendo que formam em outras rochas (geralmente arenitos ou calcários).





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MINERAL - STEACYITE

Steacyite é um mineral de silicato complexo contendo tório e urânio; Forma pequenos cristais verdes marrom ou amarelo, cristais frequentemente cruciforme geminadas, é radioativo.


MINERAL - CRISOPRASIO

Crisoprásio é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício (SiO2), contém pequenas quantidades de níquel . É geralmente de cor verde claro, mas pode variar de verde escuro.

Formação e do ambiente

Ao contrário da esmeralda que deve a sua bela cor verde para a presença de crómio , a cor de crisópraso é devido a vestígios de níquel na sua estrutura.

É considerada uma pedra dura e é utilizado como uma gema e para objetos ornamentais.


sábado, 15 de agosto de 2015

MINERAL - MICROLITA


Microlite em Albite

Microlita ou (Microlite) é um mineral da classe de óxidos, com fórmula química (Na,Ca)2Ta2O6(O,OH,F) , esse mineral esta associado Tantalita, cassiterita, espodumênio. Ocorre em pegmatitos e greisens, tem dureza de 5 - 5,5. apresenta-se nas cores Amarelo-amarronzado, verde-amarronzado ou vermelho-amarronzado.

  • Composição - 8.79 % Na2O, 5.30 % CaO,83.53 % Ta2O5, 0.51 % H2O, 0.36 % F
  • Brilho - Vitreo/Resinoso

  • quarta-feira, 5 de agosto de 2015

    MINERAL - SAFIRA

    Safira é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, (Al2O3), um mineral chamado coríndon.

    A safira é passível de confusão com cordierita, berilo, tanzanita, espodumênio, cianita, topázio e outras gemas. É produzida principalmente no Sri Lanka. Outros produtores são Myanmar, Tailândia, Vietnam (em basaltos, no sul do país), Turquestão, Índia, Quênia, Tanzânia, Estados Unidos e Austrália. As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas. Ótimas gemas vêm de Myanmar (Ratnapura) e as maiores, da Austrália. É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

    É dado o nome Safira a qualquer variedade de coríndon de qualidade gemológica que não seja de cor vermelha (a variedade vermelha do coríndon é o rubi). Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica de cinza a preta. Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são frequentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho. No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, designada por Padparacha ou Padparadja, é altamente valiosa. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada.


    domingo, 2 de agosto de 2015

    MINERAL - FLUORAPATITE


    Fluorapatite Panasqueira Mine, Couto Mineiro da Panasqueira, Covilhã, Castelo Branco District, Portugal.

    Fluorapatite, muitas vezes com a grafia alternativa de fluoroapatite, é um mineral de fosfato com a fórmula Ca5(PO4)3F (fluorofosfato de cálcio). Fluorapatite é um sólido cristalino duro. Embora as amostras podem ter várias cores (verde, marrom, azul, violeta, ou incolor), o mineral puro é incolor como esperado para um material em falta metais de transição. É um componente importante do esmalte dentário. Fluorapatite cristaliza num sistema cristalino hexagonal. É muitas vezes combinada como uma solução sólida com hidroxilapatite (Ca5(PO4)3OH or Ca10(PO4)6(OH)2) em matrizes biológicas.

    Fluorapatite como um mineral é o mineral de fosfato mais comum. Ela ocorre amplamente como um mineral acessório em rochas ígneas e em cálcio ricos rochas metamórficas. Comumente ocorre como um mineral detrital ou DiaGenic em rochas sedimentares e é um componente essencial de depósitos de minério de phosphorite. Ela ocorre como um mineral residual em solos laterítico.