quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MINERAL - EUCLÁSIO

Euclásio é um mineral composto básicamente por berilo, alumínio e silício. Tem brilho vítreo, grau de dureza bastante alto e cristaliza-se no sistema monoclínico. Sua coloração pode ser : azul-claro, verde-claro ou incolor. É usado como pedra preciosa e ocorre normalmente associado ao berilo e topázio. É encontrado no Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. Ocorre em veios ou cavidades de rochas eruptivas, de origem secundária em pegmatitos. Presente também em veios ou filões metalíferos. Tem o hábito prismático, dureza 7,5, fratura conchoídal.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

MINERAL - DEMESMAEKERITE



Demesmaekerite é um mineral de urânio com a fórmula química: Pb 2 Cu 5 (UO2) 2 (SEO 3) 6 (OH) 6 • 2H 2 O. É nomeado após o mineralogista belga, que trabalhava na mina Musonoi, Gaston Demesmaeker (nascido em 1911). É um mineral secundário que contém chumbo, cobre e (o mais raro em minerais) selênio, tem uma cor verde para marrom / cor amarela, o seu hábito de cristal muda de uma forma para outra forma dependendo de onde ele é encontrado. Tem uma dureza de Mohs de cerca de 2-3.

Ele pode ser encontrado ao lado de outros minérios de urânio muito raros portadores de selênio, como haynesite, guilleminite, marthozite e piretite.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mina de Mirny, Yakutia, na Rússia

Mina Mir foi uma mina de extração de diamante a céu aberto localizada em Mirny, Sibéria, Rússia. Tem 525 metros de profundidade e 1200 m de diâmetro, sendo o segundo maior buraco escavado no mundo após a Mina do Cânion de Bingham.

A Mina Mir foi a primeira e mais ampla mina de diamantes da União Soviética. Operou durante 44 anos, encerrando suas atividades em junho de 2001. Com o colapso da União Soviética, passou a ser administrada pela companhia Sakha, cujos relatórios oficiais detalhavam lucros anuais de mais de 600 milhões de dólares.O espaço aéreo sobre a mina é interdito ao sobrevoo por helicópteros devido à ocorrência de incidentes nos quais aeronaves deste tipo foram sugadas pelo fluxo de ar descendente.

Foi descoberta em 13 de junho de 1955 pelos geólogos soviéticos Yuri Khabardin, Ekaterina Elagina e Viktor Avdeenk durante a maciça expedição de Amakinsky na República Autônoma Socialista Soviética de Iacútia. Eles encontraram traços da rocha vulcânica kimberlito, que normalmente está associada à incidência de diamantes.


sábado, 14 de novembro de 2015

MINERAL - SÉRANDITE

Sérandite, é um mineral com a fórmula Na (Mn 2+, Ca) 2 Si 3 O 8 (OH). O mineral foi descoberto na Guiné em 1931 e nomeado para JM Sérand. Sérandite é geralmente vermelho, marrom, preto ou incolor. Sérandite é transparente a translúcido e normalmente é rosa-salmão, rosa claro, rosa-vermelho, laranja, marrom, preto, ou incolor; em seção fina, é incolor.


História

Sérandite foi descoberto em Rouma Island, parte das Ilhas Los em Guiné.


Ocorrência e distribuição

Sérandite foi encontrado na Austrália, Brasil, Canadá, Guiné, Itália, Japão, Namíbia, Noruega, Rússia, África do Sul, e os Estados Unidos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MINERAL - LIBETHENITE

Libethenite é um hidróxido de mineral de fosfato de cobre raro, com formula Cu2PO4OH. Ele forma impressionante, cristais escuro ortorrômbicos verdes. Foi descoberto em 1823 em Ľubietová, Eslováquia e é nomeado após o nome alemão daquela localidade (Libethen).


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

The Fimiston Open Pit - (Super Pit)

A The Fimiston Open Pit, ou Super Pit, é a maior mina de ouro da Austrália. Tem cerca de 3,5 quilômetros de comprimento, 1,5 km de largura e 360 metros de profundidade. Com estas dimensões, é grande o suficiente para ser vista do espaço.

A mina de forma oblonga está localizado na borda sudeste da Kalgoorlie-Boulder, cerca de 600 quilômetros a leste de Perth. É operada pela Kalgoorlie Consolidated Gold Mines , uma articulação entre a Barrick Gold Corporation e Newmont Mining Corporation.


Vista aérea da mina de ouro Super Pit


terça-feira, 22 de setembro de 2015

MINERAL - SABUGALITE

Sabugalite é um mineral do grupo da autunita com composição química HAl(UO2)4(PO4)4 16H2O. Tem uma cor que vai do amarelo ao verde e a sua dureza na escala de Mohs é igual a 2.5. Cristaliza no sistema monoclínico. O seu nome tem origem em Sabugal, distrito da Guarda, Portugal local onde foi descoberta em 1951.



domingo, 13 de setembro de 2015

MINERAL - PARSONSITE

Parsonsite é um mineral de fosfato de chumbo é urânio com fórmula química: Pb2 (UO2) (PO4) 2 · 2H2O. Parsonsite contém cerca de 45% de chumbo e 25% de urânio. Ele forma cristais monoclínicos alongados, é de uma cor amarela clara. Ele tem uma dureza de Mohs de 2,5-3.


Ocorrência

Foi descrita pela primeira vez em 1923, em uma ocorrência na Mina Shinkolobwe, Katanga Copper Crescent, República Democrática do Congo . Foi nomeado para o mineralogista Arthur Leonard Parsons (1873-1957) da Universidade de Toronto , no Canadá.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

MINERAL - VESUVIANITE

Vesuvianite é um mineral, também denominado idócrase, que é quimicamente, silicato de alumínio, cálcio e magnésio, e que cristaliza no sistema tetragonal.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MINERAL - WEEKSITE

Weeksite é um mineral de silicato de urânio de ocorrência natural com a fórmula química: K2 (UO2) 2Si6O15 • 4 (H2O), weeksite tem uma dureza de Mohs de 1-2. Weeksite é visualmente semelhante a outros minerais de urânio, tais como carnotite e zippeite, ambas as incrustações sendo que formam em outras rochas (geralmente arenitos ou calcários).





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MINERAL - STEACYITE

Steacyite é um mineral de silicato complexo contendo tório e urânio; Forma pequenos cristais verdes marrom ou amarelo, cristais frequentemente cruciforme geminadas, é radioativo.


MINERAL - CRISOPRASIO

Crisoprásio é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício (SiO2), contém pequenas quantidades de níquel . É geralmente de cor verde claro, mas pode variar de verde escuro.

Formação e do ambiente

Ao contrário da esmeralda que deve a sua bela cor verde para a presença de crómio , a cor de crisópraso é devido a vestígios de níquel na sua estrutura.

É considerada uma pedra dura e é utilizado como uma gema e para objetos ornamentais.


sábado, 15 de agosto de 2015

MINERAL - MICROLITA


Microlite em Albite

Microlita ou (Microlite) é um mineral da classe de óxidos, com fórmula química (Na,Ca)2Ta2O6(O,OH,F) , esse mineral esta associado Tantalita, cassiterita, espodumênio. Ocorre em pegmatitos e greisens, tem dureza de 5 - 5,5. apresenta-se nas cores Amarelo-amarronzado, verde-amarronzado ou vermelho-amarronzado.

  • Composição - 8.79 % Na2O, 5.30 % CaO,83.53 % Ta2O5, 0.51 % H2O, 0.36 % F
  • Brilho - Vitreo/Resinoso

  • quarta-feira, 5 de agosto de 2015

    MINERAL - SAFIRA

    Safira é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, (Al2O3), um mineral chamado coríndon.

    A safira é passível de confusão com cordierita, berilo, tanzanita, espodumênio, cianita, topázio e outras gemas. É produzida principalmente no Sri Lanka. Outros produtores são Myanmar, Tailândia, Vietnam (em basaltos, no sul do país), Turquestão, Índia, Quênia, Tanzânia, Estados Unidos e Austrália. As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas. Ótimas gemas vêm de Myanmar (Ratnapura) e as maiores, da Austrália. É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

    É dado o nome Safira a qualquer variedade de coríndon de qualidade gemológica que não seja de cor vermelha (a variedade vermelha do coríndon é o rubi). Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica de cinza a preta. Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são frequentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho. No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, designada por Padparacha ou Padparadja, é altamente valiosa. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada.


    domingo, 2 de agosto de 2015

    MINERAL - FLUORAPATITE


    Fluorapatite Panasqueira Mine, Couto Mineiro da Panasqueira, Covilhã, Castelo Branco District, Portugal.

    Fluorapatite, muitas vezes com a grafia alternativa de fluoroapatite, é um mineral de fosfato com a fórmula Ca5(PO4)3F (fluorofosfato de cálcio). Fluorapatite é um sólido cristalino duro. Embora as amostras podem ter várias cores (verde, marrom, azul, violeta, ou incolor), o mineral puro é incolor como esperado para um material em falta metais de transição. É um componente importante do esmalte dentário. Fluorapatite cristaliza num sistema cristalino hexagonal. É muitas vezes combinada como uma solução sólida com hidroxilapatite (Ca5(PO4)3OH or Ca10(PO4)6(OH)2) em matrizes biológicas.

    Fluorapatite como um mineral é o mineral de fosfato mais comum. Ela ocorre amplamente como um mineral acessório em rochas ígneas e em cálcio ricos rochas metamórficas. Comumente ocorre como um mineral detrital ou DiaGenic em rochas sedimentares e é um componente essencial de depósitos de minério de phosphorite. Ela ocorre como um mineral residual em solos laterítico.


    terça-feira, 21 de julho de 2015

    MINERAL - CORÍNDON


    Coridon Bruto Trigonal.

    Coríndon, Corindo ou Corundum é um mineral à base de óxido de alumínio, que representa valor 9 em dureza, na escala de Mohs. Naturalmente transparente, pode ter cores diferentes de acordo com impurezas que estejam incorporadas à sua matriz. Os espécimes translúcidos, são usados como jóias; o de coloração vermelha é chamado de rubi, o azul é chamado de safira; ocorrendo outras variações: amarelo, rosa, púrpura, verde e cinzento.

    Identificado pela primeira vez na Índia, cujas variedades preciosas são o rubi e a safira, é empregado para fabricação de jóias, em mecanismos de precisão, como relógios, motores especiais, como abrasivo e esmeril para polimento.


    Características

    É um mineral à base de óxido de alumínio, Al2O3, cristaliza no sistema hexagonal.

    terça-feira, 14 de julho de 2015

    MINERAL - KERMESITE

    Kermesite ou antimónio oxissulfureto, também é conhecido como antimónio vermelho (Sb 2 S 2 O). A cor varia de minerais de cereja vermelhos para um vermelho escuro para um preto. Kermesite é o resultado da oxidação parcial entre estibnite (Sb 2 S 3) e outros óxidos de antimónio, tais como valentinite (Sb 2 O 3) ou stibiconite (Sb 3 O 6 (OH)).


    quarta-feira, 8 de julho de 2015

    MINERAL - PERIDOTO

    Peridoto, crisólita ou crisólito é uma variedade de forsterite, uma das formas da olivina, utilizada em ourivesaria como gema. É geralmente verde-esmeralda ou verde-claro, podendo contudo apresenta variantes de coloração amarelo-esverdeado, verde-acastanhado ou castanho.

    Os peridotos possuem dureza de 6 ½ a 7 e são frutos de erupções vulcânicas. As minas de maior qualidade estão no Paquistão, Mianmar, China e Estados Unidos (sendo seus cristais por vezes encontrados nas areias pretas do Havaí).


    quinta-feira, 2 de julho de 2015

    MINERAL - IKAITE

    Ikaite é o nome para o hexa-hidrato de carbonato de cálcio , CaCO3 .6H 2 O. Ikaite tende a formar cristais piramidais muito íngremes ou em Pé, muitas vezes dispostos radialmente, de tamanhos variados.

    É geralmente considerado um mineral raro, mas esta é provavelmente devido à dificuldade em conservar as amostras. Foi descoberto pela primeira vez na natureza pelo dinamarquês mineralogista Pauly no Ikka (então soletrado Ika), fiordes no sudoeste da Groenlândia , perto de Ivigtut , a localização do famoso depósito de criolite.


    sábado, 20 de junho de 2015

    MINERAL - TYROLITE

    Tyrolite e um mineral da classe dos arseniatos, com fórmula química Ca 2 Cu 9 (ASO 4) 4 (CO 3) (OH) 8 · 11H 2 O. Pertence a um grupo de minerais raros na Terra. Seu nome de origem vem da cidade de tirol na Áustria. É um mineral secundário formado pelo intemperismo de cobre associado a minerais de arsênio, formado na zona de oxidação de cobre. Na maioria das vezes coincide com minerais como malaquita , brochantite , chrysocolla , azurita .


    terça-feira, 2 de junho de 2015

    MINERAL - LEPIDOLITA

    Lepidolita e um mineral com Fórmula Química - K2(Li,Al)5-6Si6-7Al2-1O20(OH,F)4, e Composição -  12,13 % K2O, 7,70 % Li2O, 13,13 % Al2O3, 61,89 % SiO2, 2,32 % H2O

    Ocorre geralmente em rochas pegmatíticas, associada a outros minerais, pode ser identificada pelo seu hábito e associação. Formada por processos magmáticos a pneumatolíticos, sendo encontrada em pegmatitos litíferos e greisen.

    • Brilho - Perláceo
    • Cor - Rosa, violeta, cinza-amarelada, lilás e às vezes incolor.
    • Densidade relativa - 2,8 - 3
    • Tem uma Dureza - 2,5 - 3


    sexta-feira, 22 de maio de 2015

    MINERAL - FUCHSITA

    Fuchsita e um silicato de alumínio, cromo e potássio, podendo conter até 5% de Cr2O3, Fórmula Química - K(Al,Cr)2Si3AlO10(OH,F)2, fuchsita tem Cor - Verde-erva a verde-esmeralda.

    Associada - Geralmente associada a minerais de cromo, ocorre por processos pneumatolíticos, hidrotermais e metamórficos ; forma-se também na cristalização magmática de rochas ácidas. Ocorre em rochas como pegmatitos, xistos, gnaisses, entre outras.


    terça-feira, 19 de maio de 2015

    MINERAL - CERVANTITE


    Cervantite with Valentinite on Stibnite

    Cervantite, é um antimónio, mineral óxido com a fórmula Sb 3+ Sb 5+ O 4 ( tetróxido de antimónio ).

    Ela ocorre como um produto de alteração secundária de antimônio tendo minerais, principalmente stibnite . Dureza 4-5 na escala de mohs.


    domingo, 17 de maio de 2015

    MINERAL - CORDIERITA

    Cordierita é um silicato de alumínio e magnésio, podendo conter ferro. (Mg2Al4Si5O18). Mineral metamórfico, também conhecido pelo nome de Dicroíta,em função de seu forte pleocroismo, mesmo a olho nu. A variedade de cor azul violeta,recebe o nome de Iolita e no passado era chamada de safira de água.

    Propriedades Físicas

    • Brilho:vítreo, gorduroso
    • Clivagem: pobre
    • Cor: incolor, azul claro, roxo, amarelo, cinza.
    • Fratura: conchoidal
    • Transparência:
    • Dureza (Escala de Mohs):7
    • Densidade:2,6g/cm3
    • Hábito:prismático, maciço
    • Tenacidade: friável
    • Traço: branco

    Propriedades Óticas e Cristalográficas

    • Sistema Cristalino: Ortorrômbico
    • Sob luz polarizada: biaxial negativo

    Propriedades Químicas:

    • Classe:ciclosilicato
    • Composição:silicato de alumínio e magnésio
    • Fórmula Química -Mg2Al4Si5O18
    • Elementos Químicos: magnésio, alumínio, silício, oxigênio

    Outras informações

    • História:
    • Usos:As variedade com azul intenso são muito apreciadas como gema
    • Forma de ocorrência: rochas metamórficas e pegmatitos
    • Paragênese:associada a outros minerais metamórficos como cianita,andaluzita.
    • IMA: espécie válida
    • Outras observações:A cordierita apresenta um pleocroismo tão intenso que é possível observar a olho nu em luz branca não polarizada, donde seu outro nome dicroita. As variedades azul dom qualidade gema recebem o nome de iolita


    sábado, 16 de maio de 2015

    MINERAL - STIBICONITE

    Stibiconite é um antimônio, mineral óxido com fórmula: Sb 3 O 6 (OH). Seu nome se origina do grego "stibi" (antimônio) e "Konis" (pó), aludindo à sua composição e hábito.

    Ocorrência

    Ela ocorre como um produto secundário, alteração de outros minerais tais como antimónio hidrotérmica estibnite . Ela ocorre em associação com cervantite , valentinite , kermesite , antimônio nativa e stibnite.


    sexta-feira, 1 de maio de 2015

    MINERAL - VARISCITA

    E um composto mineral de fosfato de alumínio, (AlPO 4 · 2H 2 O), Este tipo de minério aluminofosfatita cristalizado no sistema cristalino ortorrômbico.

    Propriedades

    É um mineral que pode ser verde azulado ao vermelho. Ele tem padrões de cores. Às vezes, é confundida com minerais semelhantes, como turquesa , o jade , o chrysoprase . É um mineral do fosfato de alumínio di-hidratado raramente aparece como cristais formando em suas massas afloramento. Dureza na escala de Mohs é 4-5.


    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

    MINERAL - OSUMILITE

    Osumilite

    O Osumilite é um mineral da classe de ciclosilicatos , e dentro deste pertence ao chamado "grupo Osumilite ou milarita ". Foi descoberto em 1953 na antiga província de Osumi em Kagoshima , na ilha de Kyushu ( Japão ), sendo nomeado para este local.

    As características químicas

    É um alumino-cyclosilicate potássio e ferro , o dobro seis anéis de sílica tetraedros em sua estrutura molecular. entre o grupo do Osumilite, complexo ciclosilicatos. Para além dos elementos da fórmula, geralmente realizado como impurezas: magnésio , sódio , titânio , manganês , bário e potássio mais.


    Formação e depósitos

    É encontrado em rochas vulcânicas do tipo de ácido. Encha as cavidades em rhyolite ou dacito rochas metamórficas e de metamorfismo de contato de alto grau e xenoliths .

    Comumente encontrada associada a outros minerais como tridimita , cristobalita , quartzo , oligoclase , feldspato potássico, faialite , hiperstênio , biotite , magnetite e zircão .

    Fórmula:(K, Na) (Fe 2+ , Mg) 2 (Al, Fe 3+ ) 3 (Si, Al) 12 ó30

    Dureza 5 - 6

    sábado, 31 de janeiro de 2015

    ROCHA - XISTO BETUMINOSO


    O xisto betuminoso é uma rocha de origem sedimentar composta por matéria orgânica oleosa denominada betume. Esse material, também chamado de folhelho betuminoso, é proveniente da transformação química de resíduos vegetais ao longo de milhões de anos.

    O betume é formado por uma mistura de diversos hidrocarbonetos e corresponde a cerca de 10% da composição do xisto. A parte oleosa do xisto é consideravelmente fluida e pode ser extraída com facilidade. Para extrair o óleo de xisto, a rocha precisa ser escavada, moída e aquecida a uma temperatura de aproximadamente 500 °C (pirólise). Por meio desse processo será liberado o óleo bruto, que depois deve ser refinado (assim como ocorre com o petróleo).

    A maior reserva mundial de xisto está nos Estados Unidos, seguido do Brasil, cuja reserva é de 1,9 bilhão de barris de óleo. No Brasil, a substância foi extraída pela primeira vez em 1884, na Bahia e hoje os maiores depósitos brasileiros de xisto estão localizados em São Mateus do Sul, no estado do Paraná.


    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

    MINERAL - CARLOSBARBOSAITA

    Carlosbarbosaita é o nome de um mineral descoberto pela primeira vez no ano de 2006 no Brasil.
    O mineral é composto fundamentalmente por óxidos de metais como o urânio e o nióbio, também podendo conter cálcio e silício.
    Descoberta
    O mineral foi decoberto no município de Jaguaraçu (Minas Gerais) numa propriedade privada em meio ao feldspato e batizado em homenagem ao engenheiro químico e mineralogista Carlos do Prado Barbosa (* 1917 † 2003).
    Composição
    Foi constatada a presença dos metais urânio, nióbio e cálcio. Estes por sua vez se arranjam na forma de um óxido específico. Uma análise mais profunda de duas amostras revelou a presença dos seguintes elementos: U, O, Ca, Ce, Nb, Ta, Si, Fe, Al e H, sendo que nem todos compõem a formula idealizada (UO2)2Nb2O6(OH)2•2H2O.

    sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

    ROCHA - CARBONATITO

    Carbonatito é uma rocha ígnea ultrabásica, com mais de 50% de minerais carbonáticos (calcita, dolomita, siderita).


    Carbonatito de Jacupiranga, Brasil. Esta rocha e composta por calcita (branco), magnetita (preto) e olivina (verde)


    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

    RECURSOS MINERAIS

    Recursos minerais

    O que são recursos minerais.

    Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.

    Imagens

    grasberg-mine-indonesia (Mina de cobre)


    quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

    MINERAL - LAZURITE

    Lazurite é um tectosilicate mineral com sulfato , enxofre e cloreto com a fórmula: (Na, Ca) 8 [(S, Cl, SO 4, OH) 2 | (Al 6 Si 6 O 24)]. É um feldspathoid e um membro do grupo da sodalite. Lazurite cristaliza no isométrica sistema embora cristais bem formados são raros. Geralmente é enorme e constitui a maior parte da pedra preciosa lápis-lazúli .

    Lazurite é um produto de metamorfismo de contato de calcário e normalmente está associada a calcita , pirita , diopsídio , humite , forsterite , hauyne e moscovite .


    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

    MINERAL - CALCOCITE


    Cristal de Calcocite

    Calcocite, cobre (I) de sulfureto de (Cu 2 S), é um importante minério de cobre. Ele é fosco, sendo colorido cinza-escuro ao preto com um metálico brilho . Tem uma dureza de 2 ½ - 3 na escala de Mohs . É um sulfureto com um ortorrômbica sistema cristalino.


    Ocorrência

    Calcocite é encontrado às vezes como principal veia mineral em hidrotermais veias. No entanto, a maioria calcocite ocorre no supergene ambiente enriquecido abaixo da zona de oxidação de depósitos de cobre como resultado da lixiviação de cobre a partir de minerais oxidados. Ela também é encontrada frequentemente em rochas sedimentares .